A Associação Carente São Benedito do Bairro de Fátima - ACSBBF, Entidade de direito privado, sem fins lucrativos, é uma instituição que funciona como elemento de apoio e execução das questões sociais da comunidade do Bairro de Fátima e áreas e adjacências, tais como: saúde, educação, esporte, lazer, cultura, saneamento básico, segurança e atua ativamente nas lutas que visam trazer benfeitorias para o Bairro, contribuindo assim, para diminuir as diferenças sociais.
Pretende ainda, contribuir para o desenvolvimento das potencialidades do Bairro e conseqüentemente do Município, colocando à sua disposição as mais variadas atividades a serviços do progresso e da qualidade de vida da comunidade, propiciando-lhes apoio, orientação, treinamento e estímulo.
A partir daí, permitirá a formação de espírito empreendedor em um discurso próprio que favoreça a liberdade de ação, tornando-o um ser critico que reflita a qualquer realidade apresentada, conscientizando-se de sua missão no contexto social, conhecendo seus direitos e tornando-se atuante e participativo do processo de democratização e transformação do espaço e do homem para que tenhamos uma sociedade mais justa e fraterna.
No entanto, para o cumprimento da sua missão faz-se necessário URGENTE, o desenvolvimento de todas as atividades anteriormente mencionadas, principalmente no que diz respeito a estruturação, como único meio de satisfazer aos interesses gerais da sua coletividade, quer pela melhor ocupação do tempo, quer pela busca de informação, quer pela busca de segurança, quer pela busca da firmação no mercado de trabalho, saúde, cultura, esporte e lazer.
O Bairro de Fátima, surgindo em decorrência de invasões de áreas terras por falta de moradias, cresceu com muitas deficiências nas áreas de infraestrutura, principalmente no que diz respeito aos serviços essenciais da área de saúde, educação, saneamento básico, drenagem e pavimentação.
Em 1986, um grupo de amigos, objetivando diminuir as diferenças sociais existentes no Bairro de Fátima e Adjacências, mobilizara-se, para lutarem pela melhoria da área, são eles: Benedito Duarte (falecido), Andrelina Joana Leite Alves (atual presidente da ACSBBF), José Evangelista Silva Pereira (atual Diretor do Educandário), Maria Alvina Pinheiro Ferreira, Manoel da Conceição Pinheiro Sobrinho (falecido); Josameyre Ferreira Lima, Maria do Socorro Ribeiro, Maria Rosa Pinheiro Serra, Maria da Graça Freitas Abreu, Zé Abreu, Dalton Almeida Duarte, Ney Almeida Duarte, Rosário de Fátima Almeida Duarte, Denise, Lilia, Marcos, Xaxado (falecido) e outros valetes guerreiros que se preocupavam com a situação caótica do Bairro.
Após várias investidas junto às autoridades maranhenses para solução dos problemas do bairro, algumas sem sucesso, outras não, resolveram então fundar a Casa das Mães Maranhense.
Com a morte do integrante Benedito Duarte a referida Entidade, passou a ser chamada de Associação Carente São Benedito do Bairro de Fátima (A.C.S.B.B.F), cujo nome foi pensando em homenagem ao Dr. Benedito Duarte.
Fundada em 19 de agosto de 1988, a Associação Carente São Benedito do Bairro de Fátima, foi criada com a finalidade social para desenvolver atividades filantrópicas e sem fins lucrativos, voltadas para atender as Crianças, Adolescentes, Idosos e a trabalhar por uma melhor infra-estrutura do bairro como: drenagem, pavimentação, saneamento, saneamento básico, saúde, educação, lazer, cultura, etc.
Como dito, a A.C.S.B.B.F. abraçou projetos de grande relevância social, todos implementados, dentre os quais destacam-se:
1. Projeto de Educação Infantil “Educandário”;
2. Projeto de reforço escolar “Reforçando”;
3. Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos “Alfa e Beto”;
4. Projeto de qualificação para o trabalho “Capacita Ação”;
5. Projeto de ocupação nos fins de semana “FINS”;
6. Projeto de Horta “Horta Comunitária”;
7. Projeto de revitalização da cultura Maranhense “Cultura Viva”;
8. Projeto “Projeto na Escola”;
9. Projeto “Biblioteca em casa”;
10. Projeto de capacitação e melhoria de habitação “João de Barro”; e
11. Ações sociais voltadas para a melhoria da qualidade de vida da comunidade.
Para viabilizar os projetos sociais implementados foram fundamentais e decisivos as parcerias firmadas pela Entidade. A Associação buscou seus parceiros junto as empresas privadas, as pessoas físicas, as ONG’s e os Governos Estadual e Municipal.







Projetos que levam muitos benefícios para a comunidade ludovicense.
ResponderExcluir